quinta-feira, 30 de julho de 2020

Seminário de amanhã, 31/07 às 14hs, do Escritório de Evidências -Jovens, Educação e Projeto de Vida

Olá, pessoal!

 

Lembramos a todos(as) do Seminário de amanhã, 31/07 às 14hs, do Escritório de Evidências – participem pelo Link www.escoladeformacao.sp.gov.br/aovivo2 ou pelo Canal Gestão do Aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP)

 

Rosalina Soares, da Fundação Roberto Marinho, apresentará a pesquisa: Jovens, Educação e Projeto de Vida, com a participação de Bruna Waitman Santinho, Coordenadora do Inova e do Programa Ensino Integral (PEI) / Seduc – SP

 

A pesquisa da Fundação Roberto Marinho, realizada com 1.500 jovens das classes C, D e E que estudam em escolas públicas em todo o Brasil, encontrou heterogeneidade de preparo para a formulação e planejamento de projetos de vida. Em geral, o principal sonho dos jovens é a conclusão do Ensino Superior. No entanto, a análise mais detalhada apontou para a existência três perfis: Autoconfiantes, Resignados e Desesperançosos.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

5ª edição da Campanha #AprenderParaPrevenir

Em tempos de pandemia de Covid-19, o Programa Cemaden Educação lança a Campanha #AprenderParaPrevenir 2020 com o sugestivo tema Desastres, desastres, desastres! O que podemos fazer? E a educação?

A campanha para a prevenção de desastres mobiliza a participação de Escolas de Ensino Básico, Defesas Civis, Universidades e Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia; e, devido ao desastre biológico da coronavírus, passa a contar com o Programa de Saúde da Família e Vigilância Epidemiológica. 

Este ano o Cemaden e parceiros de âmbito nacional incentivam a criação de campanhas locais com foco nas comunidades escolares. “Com a ajuda da educação, ciência e informação, essas parcerias irão ajudar a proteger e cuidar das comunidades.

campanha #AprenderParaPrevenir 2020 visa contribuir para a difusão da cultura de percepção dos riscos de desastres e vulnerabilidades de cada localidade do Brasil.  Desastres, desastres, desastres… enquanto sofremos com a pandemia, estão acontecendo inundações, deslizamentos de terra, epidemias de dengue e secas severas pelo país.

Os participantes realizarão as campanhas a distância, usando recursos tecnológicos e de comunicação como sites, blogs, redes sociais, que podem utilizar diferentes linguagens (palestras, apresentações, animações, jogos, entre outras). O resultado das campanhas deve ser relatado em vídeo com até 3 minutos e inscritos no site campanha #AprenderParaPrevenir 2020. As campanhas em conformidade com as orientações do Guia serão divulgadas e receberão certificados. 

Campanhas selecionadas concorrerão a premiação realizada de duas formas: por votação popular e por um júri técnico. Os prêmios são kits de materiais educacionais sobre redução de riscos de desastres, equipamentos meteorológicos e troféus. 

5ª edição da #AprenderParaPrevenir, iniciativa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/CEMADEN, Unidade de Pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações/MCTI, será realizada entre 1º de julho e 31 de outubro.  A ação acontece em referência à data Internacional da Redução de Desastres Naturais da Organização das Nações Unidas (ONU), em outubro.

 

Serviços:

Site: http://educacao.cemaden.gov.br/aprenderparaprevenir2020

Período das inscrições: 1º de julho a 31 de outubro de 2020

Email: campanha.cemaden@gmail.com

Facebook/ Instagram/Twitter: Cemaden Educação